quarta-feira, 9 de março de 2011

Gnome 3 Fallback Mode: Gnome 3 sem glamour

Hum ok. Você já me escutou falar tanto de como o Gnome 3 é bom, maravilhoso, funcional e revolucionário. Você já me escutou falar isso tantas vezes que resolver até baixar o CD do Fedora 15 Alpha de uma vez para ver se eu paro de te falar disso. Você baixa o CD todo bonitinho, cheio de expectativa de ver uma área de trabalho tipo assim:



Gnome 3 com Shell Ativo


No entanto, na hora que o LiveCD carrega, na verdade você encontra isso (tirem as crianças da frente do computador. O screenshot abaixo pode traumatizá-las pelo resto da vida. Você foi avisado...):



Afinal, o que aconteceu com o Shell? Não precisa ficar preocupado (sim, você precisa) é apenas o FallBack Mode do Gnome 3, área de trabalho que é exibida para aqueles usuários que não tem uma placa de vídeo com aceleração suficiente para rodar o Shell. Eu, sinceramente, nunca tive o desprazer de me deparar com essa interface, mas pelo screenshot é algo que fica naquele caminho entre o Gnome 2 e o totalmente bizarro.


Obviamente, os desenvolvedores do Gnome estão mais focados nesse momento em construir e estabilizar o Shell do Gnome 3 que, querendo ou gostando você ou não, é a interface padrão da nova versão, e tudo indica que esse modo FallBack para os chatos os que não se acostumaram com o Shell está um tanto abandonado. É claro que o Shell é legal, mas eu creio que por uma questão de opção e inclusão dos usuários que não gostarem do mesmo, o modo FallBack deveria ao menos chegar perto do que é o Gnome 2, nem que seja em termos de aparência.



Ativando o FallBack Mode no Gnome 3 (Atualização 09/03/2011 as 14:34)


Fuxica daqui, fuxica de lá e eu acabei descobrindo o lugar onde fica escondida a opção de deixar o shell do Gnome 3 e ir para o FallBack Mode. No Shell, clique no seu nome de usuário (topo, a direita) e clique na opção "Configurações do Sistema". Na janela que será aberta clique em System Info.



Na janela que será aberta, clique em Graphics e depois marque a opção Forced FallBack Mode. Faça logout e, quando fizer login novamente, o FallBack Mode estará ativo. Ele lembra uma versão mais bruta do Gnome 2, sem nenhuma opção de personalização. Ah, nesse modo alternativo, os botões maximizar e minimizar voltam a aparecer.


3 comentários:

  1. O Gnome 3 cai em FallBack mode quando a placa não tem suporte 3D ou o suporte 3D não é suficiente. Logo, se na VirtualBox não há suporte 3D, obviamente ele vai cair em modo FallBack.

    Abraços e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  2. Cara, eu tava a dias procurando saber pq meu computador não ficava daquele jeito, finalmente achei a resposta, vlw!

    ResponderExcluir