quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Instalando GIMP 2.7.3 no Fedora 15

Se você, caro leitor, é uma pessoa ligada nas notícias sobre o mundo do software livre, ficou sabendo que o GIMP 2.7.3, versão em desenvolvimento do mais famoso editor de fotos de código aberto, foi lançada nas últimas semanas. Ela é uma versão instável, faz parte do branch de desenvolvimento que se tornará o GIMP 2.8. Uma das principais novidades dessa versão é a tão aguardada opção de colocar o aplicativo em uma única janela. Felizmente, uma boa alma resolveu empacotar essa versão recém liberada para testes para o Fedora 15.



Antes que alguém pergunte, não vou fazer um review das funções novas, correções, nem nada disso. Não sou um profissional da área de tratamento de imagens e, por isso, não me considero capaz de dizer se ficou bom ou ruim. Como leigo, posso adiantar que ficou menos confuso trabalhar com ele em uma única janela. Mas vamos ao motivo do tutorial.


O repositório criado pelo voluntário está no repos.fedorapeople, área que o Projeto Fedora disponibiliza para essas coisas. Para instalar:




su -
wget -c http://repos.fedorapeople.org/repos/nphilipp/gimp-unstable/fedora-gimp-unstable.repo
rpm --import http://repos.fedorapeople.org/repos/nphilipp/gimp-unstable/RPM-GPG-KEY-nphilipp
yum install gimp



O comando acima irá baixar o arquivo do repositório, a chave gpg de segurança do repositório e instalar ou atualizar o gimp no seu sistema. A má notícia é que o pacote no repositório extra não pode ser utilizado lado a lado com o pacote estável do repositório oficial. Se você quiser voltar para a versão estável, precisará fazer downgrade no pacote:




su -
yum downgrade gimp



E vocês, profissionais ou curiosos, o que acharam da nova versão do GIMP?

Nenhum comentário:

Postar um comentário