segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Apresentação Mandriva 2011 - review

A cerca de um mês e meio foi lançado o Mandriva Linux 2011 “Hidrogênio”, com muitas novidades e atrativos, tanto para usuários iniciantes como os mais experientes. Mandriva é uma distro voltada ao usuário final, desktop, como a características de trazer alguns pacotes proprietários.





Depois de uma longa espera o Mandriva 2011 foi lançado, com novo visual e uma nova gama de aplicativos baseados KDE/qt, além das atualizações costumeiras. O Mandriva 2011 Hidrogênio, vem unicamente com o ambiente gráfico KDE, não sendo mas suportado oficialmente nenhum outro grande ambiente gráfico GNU/Linux. Com as atenções voltadas apenas para o ambiente KDE, a equipe pôde desenvolver algo muito mas bem acabado e melhorado.

Impressões:

Vale lembrar que o Mandriva é uma distribuição GUN/Linux repleta de facilidades, tem um grande repositório repleto de programas para os seus usuários. Onde pode se fazer tudo sem utilizar a linha de comando graças ou mcc (Centro de Controle Mandriva), mas que nada impede de utilizá-la, coisa que os usuários do Ubuntu (por exemplo) não possuem. O Mandriva traz consigo uma boa quantidade de aplicativos pre instados, e também codecs para reproduzir a maior parte dos arquivos multimédia que encontramos no dia a dia, diminuindo bastante o pós instalação, isso torna a imagem um pouco maior que a maioria das distribuições lives.

Quase ...
Essa é a sensação que fica do Mandriva 2011 .Com muitas melhorias mas muitas pequenas falhas pelo caminho, incluindo instabilidade e bugs, que vão desde a instalação ao pós instalação. Porem, muitos destes bugs já foram corrigidos, o Mandriva atualizado, deixa uma impressão muito melhor.

Vejamos algumas dessas melhorias e novidades:

Um belo tema: Rosa (é o nome mesmo, não a cor), RocketBar como painel e o pacote de ícones do Rosa, dando ao sistema uma aparência muito elegante e moderna.



O StackFolder é outra novidade. Um widget para o ambiente KDE desenvolvido pelo rosa, para acessar de maneira prática e rápido os arquivos desejados, coisa que se queria faz muito tempo nos vales do qt/KDE.



Uma das coisas que foram removidas desta versão, foi a detecção automática das placas gráficas off-borad, uma mão na roda para usuários iniciantes, mas que não dificulta muita coisa, isto será abordado mais a frente. Em contra partida foi adicionado uma notificação para se adicionar os repositórios oficiais do Mandriva, com muitos outros aplicativos disponíveis para download.



O gerenciador de pacotes renovado, mdvpkg, ainda não foi entregue, mas se espera uma grande melhoria ao gerenciamento de programas da distros, com pré-visualização dos programas e ícones dos pacotes.



Agora também exites um serviço de sincronização, o Mandrivasync. O Mandriva Sync é um serviço estilo dropbox/ubuntu-one voltado para usuários do Mandriva, com capacidade de 2Gb (inicialmente). Está disponível para ativação pelo usuário, a partir de um ícone bem chamativo na área de notificações. Lembrando que o serviço ainda esta em fase de testes.

MandrivaSync

Um novo “menu iniciar”, SimpleWelcome. Ele traz algumas novidades interessantes como uso total da tele, ícones grandes e bonitos e integração com o nepomuk na aba TimeFrame.



TimeFrame é um aplicativo que mostra quais os últimos arquivos abertos pelo usuário, vídeos documentos e etc.



Essas foram algumas da impressões do Mandriva 2011.

Novos programas e atualizações:

KDE 4.6.5 como ambiente gráfico padrão.
LibreOffice 3.4.2, no lugar OpenOffice pra suíte de escritório.
Mozilla Firefox 5.0.1, como navegador.
Kopete 1.0.80, como mensageiro estanteado.
Mozilla Thunderbird 5.0, substituindo o Kmail como gerenciador de e-mails padrão.
Choqok 1.1, cliente pra microblogs.
Clementine 0.7.1, no lugar do Amarok, 2.xx pra reprodução de músicas, sendo ele, o Clementine, baseado no Amarok 1.4. A alteração é muito bem vinda, pois, ele é mais leve e estável que o Amarok 2.xx.
Smaplyer 0.6.9 como reprodutor de vídeos.
PiTiVi 0.14.2 como editor de vídeos.
Shotwell 010.1 como organizador de fotos.
X.Org 7.6 Servidor X 1.10.3
Kernel 2.6.38.7 (meio antigo)
RPM5.
E muitos outros Bash 4.2 – Python 2.7.2 – PHP 5.3.8 – Apache 2.2.19 – Glibc 2.13 – GCC 4.6.1 – etc

Considerações finais:

O Mandriva é uma grande distribuição e com grande importância para mundo livre. Tem uma comunidade muito grande e ativa, possui um dos melhores, se não, o melhor suporte para a nossa linguá, devido seu desenvolvimento ser em parte realizado no Brasil, até a verão 2010, quando suportava outros ambientes gráficos, o sistema possuía mas pacotes pre compilados que o Fedora, distro que está em segundo lugar entre as distribuições mais utilizadas, isso mostra quanto sua comunidade é importante.
Para aqueles que querem começar no mundo GNU/Linux ou estão procurando conhecer uma nova distro, o Mandriva é o candidato ideal, se você já usa Linux e prefere o KDE, o Mandriva vai lhe proporcionar a melhor, entre todas as experiencia com este ambiente. Se você usa Ubuntu não tenha medo de migrar ou experimentar, não sentirá falta nem dificuldades, o Mandriva é muito mais fácil de usar.

A pesar dos pequenos bugs, que já foram corrigidos, o Mandriva é umas das grandes distribuições e sempre merece ser citado e testado pelos fãs ou iniciantes em GNU/Linux. Baixe Já.

Mandriva 2011

Se você usa, gosta, não gosta, admira ou quer conhecer o Mandriva Linux 2011 “Hidrogênio” , comente e pergunte, estarei pronto para responder.

Este foi o meu primeiro poste no Espaço Liberdade, espero que gostem.

Aguardem novidades do Mandriva!!

Links Úteis

 http://wiki.mandriva.com/en/2011.0_Notes

http://wiki.mandriva.com/en/2011.0_Tour 

http://easylinux.info/wiki/Mandriva/portuguese

http://www.mandriva.com/br/linux/features/

3 comentários:

  1. Excelente review! Por muito tempo fui usuário do Mandriva. Bem-vindo ao site!

    ResponderExcluir
  2. Apesar de nem ser comparado com o Ubuntu, o Mandriva está excelente. Parabéns pelo artigo meu brother. Muito bem elaborado esse artigo.

    ResponderExcluir