segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Linux's, existem vários, você sabia ?

    Através dos anos, o mundo Gnu/Linux vem conquistando mais espaço e gosto popular. Mesmo que esse espaço não seja no desktop, sua maior investida,o sistema está conseguindo se destacar por meio de recursos privados e propaganda, como os da HP, IBM e Google, com seu Android, mostraram ao mundo que o Gnu/Linux possui muitos campos para onde se expandir. Contudo, o que torna uma versão, distribuição ou porte atraente ou usuário final, é uma questão de debate, embora alguém escolha um dado sistema, o que leva essa pessoa a escolhê-la, e por quais motivos e influencias alguém escolhe um sistema operacional (S.O).


logos linux



    Se avaliarmos um contexto histórico, basicamente as pessoas com maior poder de influência conseguem o que desejam. Em software não é diferente, de maneira geral verões Gnu/Linux que possuem maior destaque, são as que tem maiores apoios financeiros, como exemplos: Ubuntu/Canonical, Fedora/ Red hat , Mandriva Gnu/Linux/Madriva, Opensuse/Novell, todos possuem grandes impresas e parceiros nas finanças. Isso nos leva a pensar que estamos, talvez, usando um S.O. por motivos não tão claros quando pensávamos.


    Se tratando de Gnu/Linux, não podemos falar de propaganda explicita, porém existe sim propaganda, em sites e fóruns especializados e no boca-a-boca, nos levando a acreditar que uma distribuição A é melhor que a B que é pior que a C. Sejamos francos, quem nunca utilizou um determinado software ou comprou algo ou assistiu a um filme somente por que alguém disse que era bom, é de nosso costume social nos deixarmos ser influenciado. Entre tanto, não podemos deixar de experimentar novas distros e tomar nossa próprias conclusões.


O que é um distribuição Gnu/Linux:


Segundo CAMPOS, Augusto. em O que é Gnu/Linux




...é uma coleção de softwares (livres ou não) criados por indivíduos, grupos e organizações ao redor do mundo, tendo o Linux como seu núcleo ...



Então como escolher uma distro ?


Basta se perguntar: “o que eu quero fazer com meu computador ?”


O Ubuntu é a melhor opção ?


Não, o Ubuntu está apoiado na ideia de ser uma distro que é fácil de instalar, coisa que em seus primórdios era verdadeiro, e por isso se popularizou, atualmente todas as grandes distros, são tão fáceis ou mais fáceis de usar e manter do que ele.


    Todas as pessoas querem um sistema fácil de usar, e que seus serviços e aplicativos essenciais estejam a sua disposição, e hoje qualquer grande distro cumpre estes prerrequisitos.


             Vejam o gráfico a baixo:




[caption id="attachment_4918" align="aligncenter" width="161" caption="Representção de uma distro"][/caption]

    Este gráfico mostra que nossos aplicativos rodam em cima do kernel para ter acessoa ao hardware, e executar nossas tarefas.


    Neste aspecto é possível perceber que basicamente todas as distros são iguais em funcionamento.


    Entenda que a diferença de um S.O para o outro, são seus aplicativos próprios e sua estrutura de montagem, o primeiro pode se dizer que é insignificante, os aplicativos são diferentes mas serviram pra o mesmo propósito, enquanto que o segundo, pode ocasionar maior ou menor agilidade e facilidade ou não em reparo do sistema, mas da mesma forma não é muito relevante, pois não resulta em diferença significativa ao consumidor final.


    Sempre tenham em mente, que o que nos faz escolher um Gnu/Linux, é a possibilidade de personalização e bom suporte a aplicativos que necessitamos no momento.


    Por estas razões não se prendam a uma distribuição, experimentem, mas experimentem mesmo, tentem ficar por pelo menos uma semana com uma distro diferente, a usem e testem.


    Tudo isso foi dito para lembrar aquelas pessoas que sempre reclamam do seu sistema, mas não possuem coragem de trocar por outro, Gnu/Linux é tudo igual.


    Por fim, não seja “fanboy”, não diga “eu sou usuário distro x”, experimente e troque, e diga “eu uso Gnu/Linux”


    Agora para descobrir qual distro é melhor para você, somente testando e tomando suas próprias conclusões.

Um comentário:

  1. kleberson ventura21 novembro, 2011 22:36

    estou meio enrolado, quase não pude postar navalmente. Desculpem a falte qualidade neste poste. Espero ficar em dia nas próximas postagens, e estou preparando umas coisas legais, tomara que possa dividir coisas mais interessantes.

    Uma abraço.

    ResponderExcluir