quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Screencasts no Gnome 3

É provavél que muitos de vocês já devem ter ouvido falar, ou até mesmo usando algum software, para captura em vídeo do desktop, os nomes mais conhecidos são: gtk-recordMyDesktop e o Instanbul, ambos possuem suas vantagens e desvantagens, particularmente sempre preferi o gtk-recordMyDesktop, sendo que pra mim o maior inconveniente era o formato final do arquivo em OGV. Com a recém chegada do Gnome 3 e seus novos recursos, me deparo com uma outra maneira de gravar meu desktop e o melhor sem ter que instalar nada!




 

Se você já tem o Gnome 3 devidamente instalado, criar um screencast é super fácil e rápido, basta pressionar a seguinte combinação de teclas Ctrl+Shift+Alt+R. Após pressioná-las, note que no canto direito inferior surge, um pequeno circulo vermelho e uma barra de progresso verde, eles indicam que a gravação está ativa.


Para finalizar a gravação basta pressionar novamente Ctrl+Shift+Alt+R. Talvez o melhor mesmo, seja o pouquissimo tempo em que o arquivo final é gerado, coisa de segundos. Outro ponto importante é o formato do arquivo .WEBM, um formato de vídeo, aberto e livre de royalties que esta em desenvolvimento pela Google.Diferente do OGV, esse formato de vídeo pode ser manipulado em vários editores de vídeos opensource como: Openshot, PiTiVi e o Kdenlive.

Antes de terminar, queria mostrar um pequeno screencast que gravei para demonstrar, espero que gostem e até a próxima!!!

 

Uma coisa que não descobri, se é póssivel gravar áudio junto do vídeo, como estou sem microfone, fico devendo essa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário