quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Conhecendo o Firefox ESR

O novo modelo de lançamentos do Firefox, acompanhando o conceito do Chrome, gerou uma evolução significativa do navegador, mas também gerou uma onda interminável de reclamações de usuários do panda vermelho em ambientes corporativos ou em outros ambientes que, por algum motivo, não conseguem acompanhar o novo ritmo de lançamentos. Pensando nisso, a Mozilla lançou o Firefox ESR.



Em primeiro lugar, acho que todos deveriam aplaudir e se espelhar na atitude da Mozilla. Não é frequente uma atitude como essa ser tomada, e de forma tão rápida, por uma organização envolvida com software livre. A mudança no tempo dos lançamentos foi feita, as reclamações apareceram e a equipe do Firefox discutiu civilizadamente (ou não :P ) o problema com os usuários que reclamaram e apresentam a solução juntamente com o lançamento do Firefox 10.


O ESR é a sigla para Extended Support Release ou, em bom português, Lançamento de Suporte Extendido, mais ou menos o equivalente as versões LTS do Ubuntu. A versão 10 do navegador será a primeira a ser ESR. O suporte a essas versões será de, aproximadamente, 1 ano. Além disso, a versão ESR terá um suporte de 12 semanas, ou dois lançamentos do Firefox, após o lançamento da ESR seguinte, para permitir que as organizações que necessitam fazer homologação do navegador possam ter tempo para isso.


O Firefox ESR não receberá novos recursos durante seu tempo de suporte, apenas correções de bugs. A adição de novos recursos só será feita nas versões de suporte curto (seis semanas) e, é claro, no ESR seguinte. A página dessa versão do Firefox fica “escondida” em um link no rodapé da página inicial, já que a ideia da Fundação Mozilla é que os usuários não confundam as duas versões.



O Firefox ESR é uma grande conquista da comunidade do navegador. Por ser um primeiro lançamento dentro desse modelo, podemos esperar que alguns ajustes gerais na forma como a Mozilla vai trabalhar nessas versões, mas esperamos que não seja nada muito drástico. Se você trabalha numa organização e estava enlouquecendo com o ritmo dos lançamentos do Firefox, a versão com suporte extendido é uma grande notícia.


Página da Mozilla (em inglês) com mais informações: http://www.mozilla.org/en-US/firefox/organizations/

Nenhum comentário:

Postar um comentário