terça-feira, 24 de julho de 2012

Reduzindo o consumo de energia em laptops com OpenSUSE 12.2

Um elevado consumo de energia em laptops com OpenSUSE - especialmente no Thinkpad X220 - foi recentemente observado por vários membros da comunidade. O bug, considerado como crítico, afetava a versão 12.1 e já foi resolvido a tempo do lançamento do OpenSUSE 12.2, que deverá ocorrer em Setembro.


O culpado pelo elevado consumo de energia parecem ter sido o módulo gráfico i915 e os problemas que rodeavam o PCIe ASPM no kernel Linux. Se você está rodando o OpenSuse 12.2 RC, siga as dicas abaixo para reduzir o consumo de energia do seu laptop e economizar mais bateria.



PCIe ASPM


Matthew Garret, da Red Hat, desenvolveu várias correções para o kernel no que diz respeito aos problemas com a implementação do PCI Express Active State Power Management, permitindo que os desenvolvedores de distros pudessem utilizar o kernel Linux ao invés da solução nativa da BIOS para gerenciar a energia dos periféricos PCI Express. Se você tem o OpenSUSE 12.2 instalado, obter uma lista de seus dispositivos PCI que estejam com o ASPM instalado é tão simples quanto abrir um terminal como root e digitar




# lspci -vvv | grep ASPM



Quanto mais dispositivos PCI com ASPM habilitados houver na lista, melhor pois, assim, você vai gastar menos energia.



i915


Desde que a Itel lançou sua nova linha de chips i3, i5 e i 7, a GPU vem embutida no processador. A boa notícia é que o driver i915 vem com várias opções para economizar energia. A má notícia é que a maioria dessas opções vem desligada por padrão.


A ferramenta i915 RC6 permite à GPU entrar em um estado de baixo consumo de energia em seu tempo ocioso. No OpenSUSE 12.2, o parâmetro i915 RC6 controla muitos estágios diferentes  muitos estágios diferentes do RC6, como RC6, Deep RC6 e Deepest RC6, cada um com efeitos distintos no consumo de energia.


Para habilitar todos os três estágios do RC6, causando uma economia máxima de energia, basta iniciar seu OpenSUSE com o seguinte parâmetro:




i915.i915_enable_rc6=7



Além do RC6, o i915 também oferece suporte à compressão do framebuffer, que reduz a quantidade de memória gasta durante as atualizações de tela. Para habilitá-la, utilize o parâmetro




i915.i915_enable_fbc=1



juntamente ao anterior na hora de iniciar o sistema. Você também pode baixar a taxa de atualização do LVDS adicionando o parâmetro




i915.lvds_downclock=1



e reduzir o número de eventos que acordam o DRM com




drm.vblankoffdelay=1



Utilizando esses parâmetros na linha de comando do GRUB após o nome do seu kernel, você poderá economizar uma quantidade considerável de energia, aumentando o tempo de uso - e a vida útil - da bateria do seu portátil.


Fonte: SysRich.

Um comentário:

  1. Reduzindo o consumo de energia em laptops com OpenSUSE 12.2: Blog Espaço LiberdadeUm elevado consumo de energia ... http://t.co/VeuXa97H

    ResponderExcluir