quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Mageia 3 terá recursos escolhidos de nova forma

Visando o lançamento do Mageia 3, que deve ocorrer em Março do próximo ano (se os Maias errarem, é claro), a equipe da distribuição estudou a maneira como os recursos e novidades foram escolhidos e tratados na versão 2 e resolveu modificar o processo para a versão 3.


Segundo o post publicado no blog oficial, os líderes do projeto foram pesquisar como outras distros realizavam esse processo de escolha dos novos recursos para um lançamento e ficou decidido, para minha surpresa e alegria, que o trabalho será baseado na forma como o Fedora escolhe as funcionalidades.


Como assim se inspirar no Fedora? Vamos as explicações. O primeiro passo para “imitar” o Fedora Way of Development foi criar uma “Política dos Recursos”. Basicamente, é um texto que diz o que, como e quando deve ser proposto. Em outras palavras, é uma forma de padronizar a maneira como a sua ideia chega aos olhos dos desenvolvedores.


Após serem submetidas, todas as propostas são lidas pelos desenvolvedores e, se necessário, discutidas com os contribuidores que as enviaram, para que sejam fornecidos maiores detalhes e explicações. Em seguida, a escolha dos recursos que estarão na próxima versão é feita. Nesse passo, as propostas são divididas em:




  • Recursos Aceitos, quando a proposta for aceita;

  • Recursos Pendentes, quando puderem ser implementados, mas faltar algum tipo de informação para que seja executado;

  • Recursos que precisam ser detalhados de forma mais ampla;

  • E, por fim, os recursos recusados.


O novo processo de escolhas de recursos do Mageia me deixou bastante feliz. É inspirado numa distro que preza a inovação e a contribuição da comunidade, que é o Fedora. Além disso, tudo será, se as regras forem seguidas, bastante transparente, o que sempre é bom. Muita sorte para os desenvolvedores do Mageia Linux.


Fonte: http://blog.mageia.org/en/2012/08/09/mageia-features-process/

Nenhum comentário:

Postar um comentário