quinta-feira, 13 de setembro de 2012

SolusOS 2 poderá trocar base Debian por Pardus

Nós já falamos do SolusOS aqui em outras oportunidades, inclusive com o review da versão alfa do próximo lançamento. Mas parece que muita coisa está prestes a mudar dentro do projeto. Apontado atualmente como sucessor do LMDE, o projeto está prestes a tomar outro rumo: deixar de ser baseado no Debian para se tornar uma distro com repositórios próprios. O detalhe: utilizando o instalador e o gerenciamento de pacotes do Pardus.

Parece louco, não? Mas segundo o desenvolvedor, boa parte do tempo que ele gasta no desenvolvimento é utilizado para corrigir regressões em pacotes do repositório do Debian que, segundo o desenvolvimento, recebem uma enorme quantidade de patches, o que dificulta a personalização e as modificações que ele faz.

Entre as vantagens, o desenvolvedor aponta a possibilidade de uso dos pacotes delta, facilidade em fazer do SolusOS 2 uma versão LTS e diminuição do tamanho da ISO. Tudo seria lindo e maravilhoso, nesse lindo mundo azul se não fosse um detalhe: os pacotes para os repositórios.

Você deve saber: é um saco usar uma distro que não tem programas disponíveis nos repositórios. E, ao se tornar uma “distro mãe”, o SolusOS vai ter que oferecer seus próprios pacotes no seu próprio repositório. Traduzindo: o desenvolvedor (único?) da distro terá a responsabilidade de empacotar e enviar para os repositórios todos os pacotes necessários. Nem preciso dizer que duvido enormemente que um única pessoa dê conta de um volume desse de trabalho a longo prazo.

Será esse o começo do fim da breve história do SolusOS? Será que o desenvolvedor vai voltar atrás nesse devaneio? Vamos ficar de olho e acompanhar o desenrolar dos acontecimentos.

Fonte:

http://blog.desdelinux.net/solusos-2-podria-abandonar-debian-y-volverse-una-distro-madre-basada-en-pisi/

http://main.solusos.com/showthread.php?2425-Idea-for-SolusOS-2&p=16110

Nenhum comentário:

Postar um comentário