terça-feira, 29 de outubro de 2013

Debian está escolhendo entre Systemd e Upstart

Depois de muitos anos utilizando o SysVinit - talvez sendo a última a manter o  velho sistema de inicialização, a equipe do Debian está discutindo uma mudança e as principais (únicas?) opções são o Systemd e o Upstart.


O Systemd é atualmente utilizado pela maioria das distribuições Linux, tendo a preferência de muitos desenvolvedores por conta da governança aberta do projeto e da sua utilizaçãopara melhoria de performance por muitos softwares, como o Gnome 3, por exemplo.


Já o Upstart praticamente é utilizado só pelo Ubuntu e o desenvolvimento é feito quase que exclusivamente pela Canonical e seus funcionários. A versão mais recente do RHEL também utiliza o sistema de inicialização porque o Fedora 13, base para essa versão, também utilizava o mesmo.


Mesmo com o modelo de desenvolvimento menos distribuído e a menor utilização, um leitor do Phoronix alerta que a escolha mais provável seja mesmo o Upstart e não por conta de funcionalidades: o time que tomará a decisão conta com dois funcionários da Canonical e um ex funcionário, sendo que os dois membros que ainda são funcionários da Canonical são parte do time de desenvolvimento do Upstart, sendo um deles critico conhecido do Systemd.


Diante do quadro mostrado no último parágrafo, eu creio que a decisão é bastante óbvia e deve ser o Upstart. Ao menos agora o Ubuntu terá a companhia do “pai” no uso do seu gerenciador de inicialização próprio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário