terça-feira, 22 de setembro de 2009

Python - Criando o primeiro Script

Hoje damos início a série de artigos sobre Python. Falaremos do básico, como criar o seu primeiro script, importar módulos, salvar o arquivo, executá-lo no terminal.








Para saber uma definição "bonitinha" sobre o que é Python, recorremos a Wikipédia:



"Python é uma linguagem de programação de alto nível, interpretada, imperativa, orientada a objetos, de tipagem dinâmica e forte. Foi lançada por Guido van Rossum em 1991. Atualmente possui um modelo de desenvolvimento comunitário, aberto e gerenciado pela organização sem fins lucrativos Python Software Foundation."

Quando resolvi aprender a programar, procurava algo fácil, que não destruisse muitos dos meus poucos neurônios. Python se mostrou clara, objetiva, de fácil compreensão. Vamos ao exemplo básico e tradicional: o "Olá Mundo", no terminal. Para isso vamos precisar de um aplicativo para criar seus textos com facilidade. O programa "oficial" para Linux seria o "Eric", mas eu nunca gostei dele. Para quem está no KDE, o Kate é uma excelente opção; se você está no Gnome ou outro ambiente GTK, o Scite é a melhor escolha. Como estou no Big 5 (KDE 4), vou utilizar o Kate. Agora vamos ao exemplo em si:



#!/usr/bin/python

# -*- coding: utf-8 -*-

print "Olá Mundo!"

O primeiro passo para entender o nosso programinha, é se acostumar com o cabeçalho. "#!/usr/bin/python" é o essencial para o programa no Linux. É ele que chama Python para executar as funções abaixo. Assim como em Shell, Python também usa "#!" para comentários, ou linhas que você deseja que o programa ignore.


A linha "# -*- coding: utf-8 -*-" é a codificação do seu script, é necessário sempre que seu script trouxer textos com acentuação.


Daqui pra frente entramos no script em si. A primeira função que qualquer desenvolvedor Python (ou a maioria) descobre é a "print", que exibe um texto no terminal. Não há mistério na estrutura:



print "Escreva o Texto"

Essa é uma linha básica para qualquer aplicativo em modo texto, para que o usuário saiba o que você está querendo que ele faça. Para executar seu script, apenas abra o terminal na pasta onde você salvou o arquivo e execute assim:



python teste.py

E ele será executado. Até a próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário