segunda-feira, 5 de outubro de 2009

GIMP 2.8 terá interface em única janela

O GIMP (GNU Image Manipulation Program), criado em 1995 por Spencer Kimball e Peter Mattis, é o principal e mais usado editor de imagens de código aberto, presente na esmagadora maioria de distros Linux. Criado inicialmente para um projeto de faculdade, ele atualmente é mantido por um grupo de voluntários e é a principal dor de cabeça do Adobe Photoshop. A principal diferença visual do GIMP frente seu concorrente é o modo de organização de sua interface, onde no Photoshop existe uma janela principal onde ficam sub-janelas, enquanto no GIMP existem inicialmente três janelas padrões.







A partir da edição 2.8 essa aparência irá mudar. Para atender a maioria dos pedidos dos usuários (viva o Software Livre!), os desenvolvedores irão transformar a interface do GIMP em uma única janela, deixando-o bem mais fácil de se trabalhar e mais parecido ao seu principal rival. Segundo Peter Sikking, um dos desenvolvedores, essa mudança não será obrigatória para todos os usuários, que poderão selecionar qual dos dois modos de exibição preferem utilizar.

O GIMP também tem versões disponíveis para os Sistemas Operacionais MAC OS, da Apple, e Windows, da Microsoft, podendo ser baixadas através do site oficial.

A data de lançamento dessa versão ainda não tem prazo definido, mas há especulações para que seja ainda esse ano! É aguardar pra comprovar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário