quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Gwibber: Twittando diretamente do Gnome

Quando substituí o Big Alpha 2 pelo Big Alpha 3 eu fiquei com um pequeno problema na mão: como twittar sem precisar do navegador? Sim, porque a ordem que eu estabeleci foi sempre meu Twitter pessoal através do navegador e o Twitter do blog através de um programa. No KDE 4, eu utilizava o excelente ChoqoK, um programinha feito em Qt4 que não deixa nada a desejar pra ninguém.



Eu fui pesquisar no nosso santo pai, o Google, clientes de microblog para o ambiente Gnome. Eu realmente não conhecia nenhum, afinal, da última vez que eu tinha usado o Gnome como desk principal, o Twitter ainda não era febre mundial. Depois de pesquisar e encontrar alguns nomes, eu fui instalando (ou tentando) as opções que haviam e acabei ficando com um programa de nome meio estranho: Gwibber. Essa é a janela principal dele:


 

O Gwibber é um programa em GTK de fácil configuração, achei, sinceramente, mais fácil de configurar que o ChoqoK. A possibilidade de se possuir duas contas logadas ao mesmo tempo também é muito legal e me fez utilizar o Twitter quase que totalmente só pelo programa. Outro ponto muito positivo, fica por conta do visual que conta com três temas um pouco diferentes, mas que ajudam a melhorar a aparência do cliente (coisa que muita falta faz ao ChoqoK).

Ainda falando de opções, o Gwibber ainda fornece a opção de visualizar apenas as mensagens recebidas dos "followers" ou visualizar apenas as que você enviou. E pra quem se preocupa com performance, pode ficar sossegado: o programa é muito leve e você até se esquece que ele está rodando (isso é claro se os seus contatos não ficarem mandando mensagem a cada 30s como os meus...).

O Gwibber é um excelente opção de cliente de microblog para o Gnome. Entre outros nomes ainda desconhecidos, o programa se destaca, cumprindo seu papel muito bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário