quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Pencil, wireframes a partir do Firefox

Continuando na minha saga de final de curso, tentando decifrar o que os professores dizem e o que eles querem, dessa vez foram os web wireframes (ou simplesmente wireframes). Como quase sempre acontece, o professor esqueceu dos usuários de Linux, e quando passou essa matéria, nos indicou o Axure, software pago, sem versão para Linux. Lá fui eu a caça, e encontrei o Pencil, um add-on para o Firefox com praticamente as mesmas ferramentas, mais funcional, mas que atingiu as minhas espectativas e cumpriu o objetivo.


O Pencil possui uma interface bastante similar ao Axure, e é bem mais leve (o único porém é que ele não importa wireframes de outros softwares), desenvolvido usando a linguagem de plugins para Firefox, ou seja, código aberto.



A extensão é compatível com o Firefox 3, e após instalada fica localizada no menu Ferramentas. A melhor opção, com certeza, é  que o Pencil também envia páginas prontas para um documento, ou seja, caso você tenha sido um pouco apressado (como eu) e desenvolvido a página antes dos wireframes, será um trabalho a menos.



Instalação


Como extensão do Firefox, baixe aqui o arquivo xpi, abra Ferramentas>Complementos e arraste o arquivo para a janela. Confirme a instalação.


Quem quer testá-lo fora do Firefox (sem opção de transformar páginas prontas em wireframes, porém), selecione um dos links abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário