sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Eleições em 2010 e Software Livre

No próximo dia 03 de outubro como fala as propagandas “Iremos decidir o futuro do nosso país”, sim o voto é um direito-dever que todos os cidadãos tem facultativamente ou obrigatoriamente dependendo da idade e de mais alguns fatores. Só esclarecendo antes de falar sobre o tema mesmo, este ano é lei antes de votar levar o título e um documento com foto #ficadica


Mas o que Linux tem haver com as eleições? Tudo! Para começo de história desde 2008 que as nossas urnas estão com o sistema Linux instalado nelas, o que irá também acontecer no pleito de outubro. Esta é apenas mais uma das iniciativas que o Governo Brasileiro deu em busca da universalização do Software livre.


Então nada melhor que entender o processo como um todo antes de votar.


O Basicão já sabemos, chega o exército e leva as urnas pros locais de votação, são chamados mesários para serem responsáveis pelo período de votação, algumas filas dependendo do horário que a pessoa escolhe para votar, entre outras coisas.


Logo após o termino do período de votação é que começa o trabalho não visto por nós (só vemos depois na televisão ou jornais os resultados). A urna produz 5 “produtos”: Boletim de votação, Registro digital de votos, Faltosos, Justificativas e Log. Estas informações ficam armazenadas em disquetes com uma linguagem criptografada. Logo após o recebimento do boletim criptografado pela TSE ele vai ser Descriptografado para ser lido e totalizado, todo este processo necessita de logística (imagine colocar unas eletrônicas em um país de 8.547.403,5 Km2) e segurança para que não haja nenhum problema. O sistema Linux entra neste processo por ser mais seguro, e tendo o código aberto o TSE pode ter mais controle sobre ele.


Depois estas informações são passadas para algumas empresas de mídia que são parceiros do TSE para a divulgação dos resultados (o TSE disponibiliza a lista destas empresas no seu site), toda esta rapidez e segurança faz do sistema eleitoral brasileiro um dos melhores do mundo (quisá o melhor), pena é que as vezes o sucesso da eleição (urnas, logistica, treiamento dos mesários, etc) nem sempre se traduz num voto conciente.


Bem, tentei simplificar o processo eleitoral, na parte que mais nos importa a informatização. Abaixo tem uma dica para você ficar mais atualizado na totalização dos votos.


1. Software de acompanhamento da totalização 2010 em tempo real.


Baixe aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário