quarta-feira, 27 de outubro de 2010

E o Ubuntu abandona o Gnome

Ok, eu vou tentar não ser muito chato nesse post. Todo mundo sabe que eu não considero o Ubuntu a melhor distro Linux e também sabe que eu tenho vergonha alheia da contribuição que a Canonical dá a comunidade de código livre, então eu creio que posso pular essa parte. Eu prometo ser o menos mal educado possivel nesse post (o que não é grande coisa).


Algum tempo atrás eu escrevi esse post que gerou polêmica, virou assunto nas comunidades do Ubuntu pelo Orkut e a caixa de spam do blog ficou lotada de gente me xingando. Mas desde aquela época, eu já falava da baixa contribuição da Canonical com o upstream e comentava com meus colegas de blog sobre as funcionalidades do "gnome" que só existem no Ubuntu. Mas parece que eles resolveram ir um pouco além de simplesmente não contribuir e guardar "evoluções" para eles.




A Notícia


Ao invés de adotar o Gnome 3, e com ele o Gnome Shell, para ajudar a corrigir os bugs e a melhorar a interface, eis que a Canonical resolve fazer do Unity o Shell padrão do Ubuntu 11.04. O Unity é atualmente utilizado na versão Netbook Remix.


Segundo Mark Shuttleworth, a competição entre o Unity e o Gnome Shell será bom para a comunidade.



Opinião pessoal


O que falar do "abandono" da Canonical em relação ao Gnome? Ele simplesmente existe há muito tempo, só foi oficializado essa semana. Um empresa que tem o Gnome em seu projeto principal e contribui tão pouco para ele, não é assim tão apegada. Não vou dizer que estou surpreso, nem chateado com a notícia. Pra falar a verdade, muito ajuda quem não atrapalha - já dizia o velho sábio.


A questão principal aqui é a criação de uma interface que estará presente somente no Ubuntu, não devendo ser adotada por nenhuma das outras grandes distros atuais. A atitude deverá afastar o Ubuntu das outras distros. Basicamente a documentação gerada, os tutoriais que forem criados, dificilmente poderão ser adaptados com facilidades para outras distros, prendendo o usuário ao Ubuntu, assim como a Microsoft tenta prender os seus usuários ao Windows.


Uma outra questão é relacionada ao trabalho com o Gnome 3. A interface atravessa um momento de transição, muito trabalho é necessário, assim como muitas ideias. Então, por que não enviar ideias e trabalhar no Gnome 3 em si? Por que criar uma versão própria de uma das partes principais do Gnome 3? Uma das coisas mais fáceis dessa vida é adotar um projeto maduro. Você tem comprometimento quando apoia um projeto que ainda está crescendo, ajuda dando ideias, corrigindo bugs, investindo tempo em construir melhorias.


Muita coisa ainda deve acontecer até o lançamento do Ubuntu 11.04 e muita coisa deve mudar, tem gente falando até do Unity ser portado para Qt - possibilidade que não tem nada de verdade nesse momento. O fato é que o Ubuntu abandona uma parte importante do Gnome 3 num momento de transição da interface, uma atitude rídicula e covarde tomada pela Canonical. É aguardar no que isso vai dar.

Fonte: http://www.networkworld.com/community/blog/ubuntu-moves-away-gnome

8 comentários:

  1. Eu sou usuário de ubuntu, eu gosto do sistema em sí, usei fedora por um tempo, mas não me acostumei, o ubuntu é bem bacana, mas visivelmente a Canonical está cada vez deixando o software livre e migrando para o lado proprietário, um grande exemplo disso é na "central de programas do ubuntu" ter uma categoria "para compra" com software proprietário, Richard Stallman já dizia isso sobre o ubuntu um tempo atrás, e está cad vez pior...

    ResponderExcluir
  2. Também concordo com você. Eu uso o Ubuntu há 3 anos, e essa decisão que Mark fez foi a mais ridícula. Primeira, que já não contribui muito, e o pior que o que faz não passa para a comunidade como você diz. E segundo, o Mark está se mostrando cada vez mais em um "Steve Jobs genérico" do que outra coisa. O Ubuntu 10.10 se tornou a mais perfeitas das versões já feitas e infelizmente vai ficar só nisso.

    Meus pesames ao Ubuntu!!! Agora só me restar ir ao Debian para aproveitar os últimos momentos do maravilhoso Gnome 2 :(

    ResponderExcluir
  3. Eu nao sou muito fã do Ubuntu, nem do Fedora, nem do Suse...

    Sempre dei preferência a distros como Debian, ArchLinux, Slackware e Gentoo.

    Mas quero dizer que, POR UM LADO, compreendo a mudança do Ubuntu. De forma bem direta e resumida: o Ubuntu não quer arriscar no novo GNOME justamente por ser uma distro user-friendly e porta de entrada de MUITOS (MUITOS MESMO) usuários novos na plataforma Linux.

    Então, arriscar a estabilidade (já não é tão estável) e a facilidade/simplicidade que eles tanto pregam, introduzindo uma versão totalmente reformulada do GNOME, é sinônimo de por em risco tudo o que a Canonical conquistou atraindo usuários novos. Eles preferem manter o controle total da interface e dos recursos (evitando algo novo como o GNOME 3) para garantir a estabilidade e aceitação de usuários recém-chegados ao LINUX.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela presença de todos.

    Gabriel, eu ando escutando as opiniões como a sua e a minha cada vez mais vezes, o que é sinal de que um fundo de verdade tem. Uma pena, de verdade, o rumo que a Canonical está dando ao Ubuntu.

    Gilson e Arllen, o Gnome 3 NÃO VAI abandonar a interface atual. Ele apenas dará a possibilidade do usuário utilizar o Gnome Shell, assim como hoje existe a possibilidade de se utilizar o Compiz. É mais uma alternativa que uma mudança.

    As mudanças maiores no Gnome 3 são, por assim dizer, "embaixo do capô", com o GTK3 e a modernização e otimização da linguagem.

    ResponderExcluir
  5. Eu naum vejo mal nisso, nao eh obrigaçao da canonical ajudar o gnome...
    tudo bem q podia ajudar na comunidade, mas não eh problema ela priorizar
    o ubuntu certo? O shell eh um tiro no pe, tudo bem q eh uma alternativa, mas
    acho q eh o caminho errado, aparentemente nao eh pratico, mas nao vem ao caso
    Eu qndo vi o Unity, pensei pq a canonical num pos isso no desktop? Ela viu q sera melhor para o ubuntu, entaum deixa, oras o linux sempre teve suas divisoes, cada distro tem sua estrutura, por quê implicar com o ubuntu? Soh pq ele eh 'modinha'?
    Ele fez o q ninguem conseguiu antes, agora eh alvo de haters, fanboys de outras distros, nem os winusers atacam ele tanto qndo os proprios do linux...
    Lamentavel

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pela visita. Fagner, muito ao contrário do que possa parecer pelos screenshots, o Gnome Shell é muito funcional e prático. Ele é simplesmente uma visão nova do desktop.

    O problema não é a Canonical "focar" no Ubuntu, o problema é ela se utilizar da comunidade de software livre e dos seus programas e quando julga conveniente, largar tudo e se utilizar de uma solução própria e de qualidade extremamente duvidosa.

    ResponderExcluir
  7. Sinceramente axo o Gnome horrível, o KDE é bem melhor, o Ubuntu foi a primeira distribuição que fez eu finalmente ter vontade de experimentar algo além do Windows XP, Vista e 7, o Ubuntu foi feito para quem está chegando ao mundo Linux, não para quem já é iniciado, e aí aos poucos eu mudo para outra distribuição, é como se fosse o ensino fundamental do software livre, é um sistema tão simples e fácil, mas também tenho que considerar que o OpenSuse e o Fedora por exemplo (foi as unicas que eu baixei além do Ubuntu) são boas, a Central de Programas do Ubuntu, sinceramente não tem nada igual, foi a primeira vez que eu consegui instalar um programa, os modos de texto sempre fazia alguma besteira, aí tirava do meu computador e desistia de vez.

    ResponderExcluir
  8. Jorge, bem vindo.

    Eu gostava do KDE 3.5, mas nunca consegui me acostumar de verdade com o KDE 4 de uma maneira geral. É bonito e tal, mas sempre achei que o Gnome, mesmo nessa versão 3 que será lançada, é mais prático que ele. Mas, sabe como é, tudo é uma questão de gosto.

    Eu utilizei a tal Central de Programas pelo Debian Squeeze etive uma grande decepção. O povo fala tanto dela e eu sinceramente achei que ela ficou muito abaixo da espectativa. O Gnome-PackageKit e o KPackagekit (principalmente esse último) não ficam devendo absolutamente nada. Mas é uma opinião minha, é claro.

    ResponderExcluir