quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Você conhece o ReactOS?

Se for newbie, provavelmente não. Às vezes até mesmo quem já está a algum tempo convivendo com o Software Livre é capaz de não conhecer. Pois bem, o ReactOS é um sistema operacional livre que não é GNU/Linux, não é BSD, não é UNIX e nem qualqueroutracoisa-like, que tem como objetivo ser 100% compatível com o sistema do Tio Bill. Talvez alguns possam pensar "porque vou querer usar uma versão ruim do Windows?". E eu responderei "por ser software livre, e se não consegue se livrar do tal, taí uma ótima opção". Ok, se fosse tão simples...


Começamos pelo fato do sistema operacional não ter ainda uma versão indicada a ambientes de produção.  No dia 20, foi lançada a versão 0.3.12 do sistema. Tudo bem, pode ser uma coisa que logo alí seja lançada. Afinal, nem é tão difícil pegar um kernel pronto e desenvolver em cima uma outra cara. Peraí, pronto? Não! O Windows NT tem código 100% fechado. Os desenvolvedores tiveram que elaborar um kernel totalmente novo, zerado, e que ainda por cima tenha uma  "cara" agradável. Isso até poderia ser simples lá em 1980. Não hoje em dia. Para se ter uma idéia, o kernel do Windows NT 5.1 (também conhecido com XP) tinha aproximadamente 35 milhões de linhas de código. E esse começou a ser desenvolvido em 1993, quando lançaram o primeiro NT. Já o do Linux, ultrapassa os 10 milhões.


É difícil imaginar como um bando de entusiastas que não tinham mais nada o que fazer, se reuniram de uma hora para a outra e passaram a codificar um kernel do zero. Mas não simplesmente um kernel do zero. Mas um que rode as aplicações Windows 100% sem falhas (genericamente falando). Não é a toa que começaram isso em 1997 e até hoje, com testes e mais testes, resolução de bugs etantas novas implementações não há ainda uma versão estável. E, infelizmente, não se tem previsão.


Como nada sobrevive de coisas antigas, já estudam uma versão 64-bits e que rode aplicativos do novo Windows 7 SP1 (lol).  Vejam bem, será possível no futuro imaginar um sistema operacional 100%(?) compatível, livre e gratuito? Pois bem. E a Microsoft? Vai deixar isso? Um "clone" melhorado de seu sistema por aí, disponível a todos, sem gastar um centavo? Penso eu que se a gigante de Redmond (já ouvi isso em algum lugar) não se manifestou tem só um motivo: "deixa eles brincarem, faz 13 anos que estão nisso aí, se algum dia finalizarem daí nos metemos".



Interface


Se já está acostumado com o clássico padrão cinza e azul gradiente dos temas antigos, não terá nenhum problema. Porque é esse mesmo. Menu iniciar, barra de ferramentas e (ahá!) 4 desktops. Bonito não é. Os ícones lembram muito um certo ambiente gráfico para Linux. Deve ser impressão.




[caption id="attachment_2267" align="aligncenter" width="640"] Área de trabalho com o "ReactOS Explorer" aberto[/caption]

 

Testando o ReactOS


O site do projeto disponibiliza uma página contendo links para imagens ISO, live-CD e arquivos de máquinas virtuais. Para dar uma olhada, acesse http://www.reactos.org/pt/download.html.


O live-CD funciona como é de costume, você irá baixar uma imagem ISO e irá queimar em uma mídia ótica (CD ou DVD) usando um software como Brasero, K3b ou Nero Burning ROM. Depois disso, inicie com o disco no drive e configure a BIOS para dar boot por ele (F2, F12, DEL, ou seja lá qual tecla for). Feito isso é correr pro abraço. Mas lembre-se, trata-se de uma versão de testes, portanto, se quiser instalar em seu HD fica por sua conta e risco.


Já com as máquinas virtuais vai de cada uma. Mas seguem o padrão de criar uma nova máquina virtual a partir de um disco rígido (virtual)  existente. No caso, o que você baixou.


Com o ISO padrão, é instalação direta. Ou seja,nada de previsualização, como normalmente funcionam o sistema no qual o ReactOS tenta imitar.


Agora que já tem uma noção do que se trata o ReactOS, é hora de espalhar e ajudar essa comunidade, seria interessante esse projeto com uma versão estável. E termino dizendo #chupamicrosoft.

2 comentários:

  1. Realmente é muito igual ao Windows, instalei em uma máquina virtual e logo me deparei com uma tela azul (logo após o logo ReactOS aparecer)

    ResponderExcluir
  2. Pois como eu disse, a versão ainda é instavel, e tá longe de ser usada em ambiente de produção.

    E falando nesse detalhe esqueci de citar que o ReactOS também possui uma tela vermelha para erros graves de hardware e drivers. Realmente o objetivo é ser uma versão o mais semelhante possível, com o diferencial de se tratar de um software livre.

    ResponderExcluir