quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Microsoft ataca OpenOffice.org

Nada... nada mesmo que vier da Microsoft me assusta mais (com exceção claro, de seus sistemas sempre mais lerdos, gulosos e inseguros). Dessa vez, mostrando total desespero e preocupação com a evolução do principal concorrente de sua suite de Escritório, a empresa do Bill Gates resolveu lançar um vídeo mostrando as desvantagens da suite livre.


Com o vídeo, a Microsoft tenta sujar a imagem do OpenOffice.org, dizendo que mesmo ele sendo gratuito, uma empresa que o adquirir vai gastar muito mais dinheiro com suporte e treinamento. Em outras partes do vídeos, alguns depoimentos de empresários que diziam que o OpenOffice.org não era compatível com os Macros do MSOffice (você por acaso já utilizou isso alguma vez?????). Isso até é verdade que o OO.org não se dá muito bem com arquivos mais complexos em formato proprietário, mas na esmagadora maioria das vezes os usuários utilizam os programas apenas para atividades básicas (que não precisam de suporte avançado). A utilização de formatações mais complexas é bem específica em alguns casos. Mas um pequeno detalhe que a Microsoft esqueceu (ou fingiu que não existe), é que a suite de escritório deles não tem suporte nativo aos formatos livres, que não tem vínculos com um programa em si. Isso quer dizer que se o MSOffice deixar de existir, não seria possível abrir os arquivos em seus formatos proprietários, pois eles pertencem ao Office e a ninguém mais. No lado livre, isso não ocorre. Se o desenvolvimento do OO.org for encerrado, qualquer um poderá desenvolver outro programa (utilizando até mesmo o código fonte do OpenOffice.org) que possa abrir os arquivos livres


Outro ponto que podemos perceber claramente, é que a Microsoft considera o OpenOffice.org um grande e perigoso concorrente para seu querido MSOffice. A compra da Sun pela Oracle talvez tenha-os deixado um pouco mais tranquilos, mas essa felicidade durou por pouco tempo. Com a "debandada" de vários desenvolvedores do OO.org para o LibreOffice, a luz amarela de alerta está acessa novamente. Quando tudo parecia estar ruim, a coisa piorou ainda mais, com a Oracle convidando os criadores da Document Foundation a retirarem-se do conselho da empresa. Pelo jeito os desenvolvedores do novo LibreOffice entrarão com unhas e dentes nessa disputa e a comunidade está toda ao lado deles. Uma nova suite está surgindo e vocês vão realmente precisar se preocupar.


É Microsoft.... a coisa não ficar muito boa para vocês não!


Agradecimentos ao Leitor Welson Jonhson por mais essa dica de post. Mande também sua dica pelo nosso Identi.ca, Twitter, por comentário ou até por sinal de fumaça!

2 comentários:

  1. É M$ não "estatála o zói" pro c vê não...

    huhauhauh

    Viva a estabilidade e segurança do Software Livre!

    .o/

    ResponderExcluir
  2. Eu não conheço o OpenOffice a fundo para falar sobre, mas ele supre muito bem às minhas necessidades.

    A minha opinião em relação aos softwares é bem sólida. Desde que eu consiga fazer o que eu quero, não me interessa o programa.

    O que eu quero dizer é que não sou Fanboy de um programa, sistema operacional ou linguagem de programação...

    Enquanto o Openoffice (ou Libre Office) der conta do "recado", continuarei utilizando-o.

    ResponderExcluir