sábado, 30 de outubro de 2010

Testando Internet Mobile e Sites, Viagem Joao Pessoa - Recife

Bem, primeiramente digo que o atraso do post foi quase que premeditado, as pessoas que acompanham meus post's sabem que sou meio que um afixionado pela internet no celular (tambem sou afixionado por muitas outras coisas).

Decidi entao fazer um teste na viagem que estou fazendo hoje (30 de outubro) de Joao Pessoa a Recife, e falar como funciona a internet pelo Celular neste caminho, bem como falar na pratica como alguns sites adequam ou não suas paginas a este novo tipo de "consumidor" de seus servicos, estou fazendo este teste com meu BB 8310, no periodo das 09:00 as 11:00, usando o Opera Mini como navegador, meu celular eh da operadora TIM.

Primeiramente quando bateu a ideia do post, foi meu complicado acessar o Wordpress pelo celular, digitei a senha umas 8 vezes, depois cansei fui na minha caixa de email's onde peguei o link direto para o EL, digitei a senha mais umas 5 vezes, depois consegui entrar, e soh estou conseguindo fazer este post no formato html.

Agora no ambito mais global, uma empresa que desde algum tempo valoriza o cliente mobile eh o Google, que dispoe de servicos como: Gmail, You Tube, Docs, voltados a este tipo de cliente, vejo planilhas, documentos tudo pelo meu Gmail, e tambem jah vih alguns videos pelo celular, claro que o principal problema de ver os videos eh o tempo que eles demoram a carregar.

Dos sites que frequentemente acesso pelo meu BB, um dos que mais gosto eh o Paraiba 1 (Site de noticias), pois logo no inicio do site tem a opcao: Versao para Celular, onde fica bem mais simples utilizar o servico, por falar nisto, este eh um dos grandes problemas do sites que acesso: Para ler a noticia tem que passar por "Um bilhao" de Tags, Propagandas, Menus, isto eh o que acontece, por exemplo, no site do Uol.

Voltando a viagem, jah passei da fronteira PB/PE e a velocidade da Conexao continua estavel, e não caiu nenhuma vez, vou agora testar sites como: G1, R7, BrLinux, Filhos da Web, New York Times e por fim o nosso proprio site e falar de minhas impressoes (o problema serah soh a ausencia de prints, e jah falo de antemao que os "erros" de portugues sao por causa do teclado não adaptado a sinais).

Chegando a 60% da viagem, a internet comeca a dar uns problemas e para continuar o post tive que abrir o "Word To Go" no meu BB, tive problemas para abrir o G1 e passei para o R7, o site aparentemente não tem versoes para celular, e os bilhoes de tags e menus torna ruim a navegacao no site, outra questao eh que soh agora vejo o quanto eh importante o link: Ir para o Topo.

Tentei novamente entrar no G1, e finalmente consegui, ele eh mais funcional que o R7, tem apenas um menu em cima, mas logo a noticia aparece. Achei no fim da pagina um link: G1 no seu celular, e cliquei, mas era um pacote de noticias enviadas por SMS.

Fui ao BrLinux e o site eh muito funcional ao acesso mobile, a visializacaso em colunar eh muito boa, e a navegacao bastante agradavel, falta soh aquele linkzinho valoroso: Ir para o topo.

Tenho aproximadamente 70% da viagem completa, estou indo no nosso blog parceiro: Filhos da Web, a um tempo atras foi postado pelo blog a versao mobile do mesmo, e faz em tempo que queria testa-la. Primeiramente o blog abre na pagina completa, e ao clicar logo no topo aprece a versao mobile. O blog tem 2 versoes mobile sendo a #2 mais funcional que a primeira e mais agradavel visualmente.

Escolhi o New York Times por conta do servico Times Reader, o site em si eh um pouco mais funcional que o G1, com a opcao: Back to top. Quanto ao Times Reader, eh um servico em que se assina o jornal eletronico e pelo Smartphone, Ipad ou PC tem-se acesso as noticias do jornal, pelas imagens do site o servico eh ideal para o novo tempo em que as pessoas jah não dispoe muito de tempo livre paraler seu jornal no sofa enquanto tomam cafe.

Por ultimo, e de suma importancia, o nosso blog foi escolhido por mim para o teste, estou testando o blog com aproximadamente 75% da viagem completa (testo o blog e digito no Word to go). No caso da versao atual do nosso blog, tambem temos bastante tags e menus antes das mensagens, achei um pouco dificil navegar pelo Trackball, sendo mais facil pelo Space. Tambem a funcionalidade Ir para o topo facilita a navegacao. Uma opcao para facilitar a visualizacao do nosso blog eh o download do IReader, uma extensao do firefox para visualizacao do site tem propagandas e tags excessivos, para isto deve-se usar o Firefox Mobile. Testei tambem nosso template 2011, e este eh bem mais funcional (trabalho feito pelo Cleiton) que facilita bastante o acesso do leitor mobile. Ficou curioso com a versao 2011? Faltam soh dois meses :P

Termino este post com a impressao que apesar das empresas tentarem se aproximar do cliente mobile, elas aindas tem que melhorar cerca de 50% do servico que oferecem, apesar de não ter quedas de conexao no periodo, se não fosse a promocao de minha operadora o custo do acesso era altissimo. Estou com 90% da viagem concluida. Agora vou aproveitar um pouco e ver se consigo baixar uns Aplicativos Mobile, mas ai jah eh assunto para outro post.

2 comentários:

  1. Boa Thulio, excelente post nem acredito que não tinha lido ela ainda.

    Muito obrigado pela referência, um forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Boa referêcias são sempre boas de citar. É bom tentar fazer um post sobre cliente mobile, pelo olhar mobile,dá um maior realismo ao post.

    ResponderExcluir