terça-feira, 9 de novembro de 2010

Criadores do Netscape lançam navegador para a era Facebook

Dezesseis anos depois que o Netscape surgiu como o primeiro browser comercial e doze anos depois que a empresa foi vendida para a AOL ao perder a chamada guerra dos navegadores para a Microsoft, a RockMelt, uma empresa fundada e financiada por um grupo de ex-funcionários da Netscape, lançou um novo navegador para a web.

Tela do navegador RockMeIt


"Acreditamos que é uma ocasião fantástica para construir uma empresa em torno de um navegador", disse Marc Andreessen, co-fundador da Netscape e cuja empresa de capital de risco, a Andreessen Horowitz, é o principal suporte financeiro da RockMelt. Embora a maioria das pessoas passe mais tempo usando um navegador da web do que qualquer outro tipo de programa em seus computadores, os browsers não acompanharam a evolução da Web como um hub de mídia social, disse Andreessen. Ele e Campbell, um antigo membro do conselho da Netscape que está assessorando a nova empresa, além de investir nela, disseram que o RockMelt é um navegador para a era do Facebook.

À primeira vista, o RockMelt parece um browser comum, mas na lateral de sua janela principal, porém, existem duas barras finas, uma mostrando os amigos do usuário à esquerda e a outra revelando seus sites sociais favoritos, incluindo o Twitter e o Facebook, do lado direito. Um botão "compartilhar" torna mais fácil postar uma página web, um vídeo do YouTube ou outros itens para o Facebook, Twitter e outros sites. Da mesma forma, os usuários podem atualizar seu status ou manter o controle das atividades de seus amigos em qualquer rede social na janela principal do navegador. Ele também pode adicionar ou remover amigos facilmente, ou conversar com eles, na barra do lado esquerdo.

"Se soubéssemos do Facebook, Twitter e Google em 1992 ou 1993, os colocaríamos no navegador", disse Andreessen, referindo-se ao Netscape. "Esta é uma oportunidade de voltar e fazer a coisa certa." Como outros navegadores, o RockMelt será gratuito, e como o popular browser Firefox terá o código aberto – planeja ganhar dinheiro com uma parte das receitas provenientes de buscas realizadas por seus usuários.

O navegador, que está disponível desde ontem e é baseado no Chromium, pode ser obtido em www.rockmelt.com.

Fonte original: Veja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário