segunda-feira, 22 de novembro de 2010

MacUbuntu: Transforme seu Ubuntu em um MacOS

Diria que praticamente todo designer ou amante de tecnologia tem o sonho de possuir um Mac para poder brincar um pouquinho naquele sistema quase impecável, ao menos visualmente.


Talvez um dos grandes empecilhos para tornar esse sonho realidade, seja o preço de um brinquedinho desses. Um Macbook com 4GB de RAM e processador Core 2 Duo gira em torno dos R$ 5 mil (graças também a maravilhosa tributação de nosso Brasil), o que impede uma boa parcela da população de um País em desenvolvimento tenha a oportunidade de possuir um equipamento desses.


Vou logo avisando aos Linusers fanáticos de plantão, que parem de ler por aqui. Comentários de usuários dando piti como "Eu quero Linux com cara de Linux" ou "Mac de pobre" serão jogados para bem longe daqui. Podem engolir seus textos e nem cansem seus dedos digitando.


Para quem quer apenas conhecer um pouco o visual do sistema do Steve Jobs sem ter que desembolsar uma boa grana para isso, pode dar uma turbinada no Ubuntu com o MacUbuntu. Com ele, a tela de login, as janelas, os ícones e toda a aparência do seu Ubuntu (Lucid ou Maverick) são drasticamente alteradas para parecer que realmente está dentro do SO da Apple.


A instalação só seria mais fácil se fosse realizada pelo poder da mente. Basta fazer o download para o Ubuntu Lucid (42.2MB) ou para o Maverick (42MB) e executar o arquivo install.sh. Depois de responder algumas perguntas, o visual do seu Ubuntu será totalmente remodelado.Se por mal gosto ou apenas por ter enjoado da alteração, quiser fazer a  desinstalação do tema, essa tarefa é tão fácil quanto sua instalação. Basta ir na pasta onde salvou o tema e executar o arquivo uninstall.sh e prontinho. Seu Ubuntu volta a ter a aparência roxinha padrão.



O principal objetivo desse post não é tentar imitar a aparência de outros SO's no Linux e sim mostrar sua alta capacidade de personalização.

4 comentários:

  1. Testei aqui e ficou muito bom, mesmo!!!!!!! Como é bom usar linux e poder deixar o sistema do jeito que a gente quer e gosta! Valeu pela dica.
    Abs.

    ResponderExcluir
  2. @Eduardo

    Realmente o resultado final é muito bom! E esse é um os grandes diferenciais do Linux: Sua alta capacidade de personalização!

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Philipe Augustus30 novembro, 2010 16:26

    Dicas como essa fazem a diferença. Parabéns e continue repassando seu conhecimento, só quem ganha com isso é você. Quanto mais pessoas se beneficiam, maior o numero de pessoas que gostam de você e querem o seu bem.

    ResponderExcluir
  4. @Philipe Augustus

    Realmente... o compartilhamento de informações é que facilita a vida e dissemina o conhecimento para todos de uma maneira beeeeem mais rápida e eficiente.

    Abraços

    ResponderExcluir