terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Ubuntu Sources List Generator: maneira fácil e online de criar seu sources.list

Os usuários mais avançados devem saber que o arquivo /etc/apt/sources.list mantém uma lista de servidores dos quais o apt-get, gerenciador de pacotes do Ubuntu, do Debian e de seus derivados, pode baixar e atualizar os pacotes do sistema. Modificar este arquivo não é uma tarefa difícil, mas pode não ser algo trivial para usuários iniciantes.

Embora o Ubuntu, por padrão, venha com um conjunto adequado de servidores, às vezes pode ser útil adicionar algum que contenha algum programa proprietário específico. Para facilitar esta tarefa, existe o Ubuntu Sources List Generator, um site que gera o famigerado sources.list para você de maneira fácil, rápida e transparente.

Utilizá-lo não poderia ser algo mais simples: apenas escolha o país (Brazil), a versão do seu Ubuntu (estão disponíveis desde a 8.04 até a 11.04) e marque os repositórios que deseja adicionar. Ao final da página, surgirão repositórios de vários programas que podem ser adicionados com a marcação de uma única caixa de seleção. Ao terminar, clique no botão Generate List e cole o conteúdo da primeira caixa de texto em seu arquivos sources.list. Se necessário, após isso, rode os comandos da segunda caixa, referentes às chaves GPG, necessárias para autenticar os pacotes.

O site também tem versão para Debian.

Nenhum comentário:

Postar um comentário