sábado, 12 de novembro de 2011

Gnome 3 Chega ao Debian

Assim como eu já tinha noticiado, enfim o Debian recebeu o tão esperado Gnome 3, conheça alguns detalhes desta mudança e veja o que ela tem a lhe oferecer.

Para quem já tem o Debian Testing com Gnome instalado, basta fazer o update do sistema para receber essa novidade. Para quem esta usando o LDME com o repositorio do Debian Testing ativo, o Gnome 3 também está disponível.





Junto com o Gnome 3 veio: O Nautilus 3.0, o Brasero 3.0 ,o File-roller 3.0, o Gnome-shell 3.0.2, entre outros pacotes que compõem o Gnome 3. Confiram dois screenshots:

 



 



Estive torcendo pela chegada do Gnome 3 e do Gnome Shell no Debian desde do ínicio do ano, toda essa expectativa não me fez bem, depois de tanto esperar tive várias decepções.

Logo de inicio notei como o novo Gnome devorava os recursos da minha maquina, mesmo com 4GB de ram e um processador Dual de 3.40 Ghz, meu PC sofreu várias vezes de forte lentidão. Para quem experimentou o Gnome 3 no Fedora 15 e achou pesado, posso dizer que no Debian ficou pouca coisa melhor!

Outro ponto ruim foi a falta de extensões, quando testei o Gnome 3 no Fedora 15, um dos pontos que mais gostei foram as várias extensões que já estavam disponiveis nos repositorios do Fedora, infelizmente pro Debian ainda não há nenhuma extensão. Para quem quiser experimentar alguma extensão, o jeito é instalá-la manualmente, o que em alguns casos pode dar muito trabalho.

Em comparação ao Fedora 15, os bugs do Gnome 3 e Gnome Shell diminuiram muito, porém eles ainda existem e não são poucos.

Devido a todos esses obstáculos instalei o XFCE e pretendo adota-lo como "interface" padrão, continuarei com o Gnome pois quero acompanhar sua evolução. Agora consigo entender o que fez muitos usuários deixarem o Gnome e partirem para outra. Acredito que com a chegada do Gnome 3.2 muita coisa melhore, o jeito agora é esperar, quem sabe até 6 meses pelo próximo Gnome.

Bem pessoal é isso, até a próxima!

4 comentários:

  1. Experimentei o gnome 3.2 no ubuntu modo clássico, e não achei tão ruim

    Na verdade senti falta apenas da opção para colocar a barra de tarefas embaixo.

    Não está ruim, apenas ficou menos prático, obrigando a dar mais cliques. Na pratica, vamos voltar a usar mais o terminal.

    Será muito mais prático dar um "aptitude search pacote", do que abrir o synaptic ou o gerenciador de software.

    ResponderExcluir
  2. Cara não cheguei a testar o Ubuntu com Gnome 3.2, aqui no Debian a versão recém chegada é a 3.0, a mesma versão que veio no Fedora 15, por isso as comparações!

    Tipo o maior problema pra mim é a lentidão num todo, abrir o Firefox, o Gnome Terminal e o Nautilus juntos pode ser trágico!

    Luiz, agradeço muito sua participação, até a próxima!!!

    ResponderExcluir
  3. O Gnome 3 está bem melhor que o Unity.

    ResponderExcluir
  4. Então, alguns dizem que é questão de gosto, mas pra mim o Gnome Shell é superior ao Unity em muitas coisas.


    Filipe, agradeço muito sua participação, até a próxima!!!

    ResponderExcluir