quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Dicas de Extensões para o Gnome-Shell

Em meio a tantas reclamações, uma das grandes vantagens do Gnome-Shell diante do Gnome 2 é a grande opção de personalização através das extensões. Resumidamente, dá pra mudar praticamente tudo no Gshell com elas. Até pouco tempo, a instalação das extensões era feita através dos pacotes que as distribuições colocavam em seus repositórios. Isso mudou depois do lançamento do site da própria Gnome Foundation para instalar as extensões.



Fui usuário do Gnome-Shell desde os primeiros releases, mas, por coincidência, no período pós lançamento do site de extensões, eu estava utilizando o Mageia, com KDE. Minha vinda para o Arch Linux me trouxe de volta para o Gnome 3 (nem fu*&@!% que eu ia baixar quase 800MB para ter o KDE...) e, com isso, eu pude, finalmente, testar o site de extensões. E a minha única reclamação diante de tudo é ter que utilizar o Firefox para poder utilizar, mas o funcionamento em navegadores baseados no Webkit (Chrome, Chromium, Epiphany...) está prometido para o começo de Março.


Utilizando o Firefox e navegando pelo site de extensões, já é possível encontrar opções muito boas. E são delas que nós vamos falar.



App Installer


Página: https://extensions.gnome.org/extension/132/app-installer/


Eu não gosto do Unity, mas, utilizada da maneira correta, a opção de mostrar um aplicativo que esteja no repositório e não instalado é muito útil. Com o App Installer, essa função chega ao Gnome-Shell. Muito legal. :D



Journal


Página: https://extensions.gnome.org/extension/62/journal/


O Zeitgeist é uma ideia bem legal, navegar pelos seus arquivos de uma forma diferente pode ser interessante. Agora imagine ter tudo isso numa aba do menu "atividades" do Gnome-Shell? Pois essa é a função da extensão Journal. Pra quem gosta ou quer testar o Zeitgeist, é mais que recomendado.



Dock


Página: https://extensions.gnome.org/extension/17/dock/


Está aí uma extensão que eu achei que nunca gostaria, mas que sofreu uma influência positiva do Unity. A extensão Dock, nas primeiras versões, ficava fixa na direita, ocupando espaço que seria da janela. A nova versão me surpreendeu, se esconde automaticamente (como um Dock deve ser...), enfim, bem mais agradável.



Gosta de Outras?


Essas foram três extensões que me surpreenderam, existem várias outras no site do Gnome. De quais você gosta? Deixe um comentário falando de quais você mais gosta. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário