quarta-feira, 28 de março de 2012

Qupzilla, navegador robusto e completo

Quem acompanha meu perfil no Twitter já deve estar sabendo e, para quem não acompanha, eu confirmo: estou bem feliz com a nova versão do Razor-Qt. O GitHub do projeto tem uma Wiki com uma página bem interessante com indicações de aplicativos para serem utilizados juntamente com o ambiente gráfico. Uma dessas indicações é o Qupzilla, o aplicativo do qual esse post falará.





Vou confessar para vocês: com excessão dos players, eu sou um pouquinho decepcionado com os aplicativos feitos em Qt, principalmente os navegadores. Entre os navegadores desenvolvidos com o framework Qt, o mais aceitável era, talvez, o Rekonq. Há quem goste de Arora e do Konqueror(!!!!!), mas ambos nunca me convenceram. Já o Rekonq eu até acho utilizável, o problema é o desempenho do mesmo que deixa um pouco a desejar.


Foi por isso que testei o Qupzilla com poucas esperanças, estava quase certo que o melhor que eu poderia fazer era me acertar com o Firefox mesmo e me acostumar com a ideia. Mas ele me surpreendeu com uma boa usabilidade, bom desempenho e uma boa quantidade de ferramentas interessantes.


O navegador é um projeto, sob a licença GPL, de David Roscas, com contribuições da comunidade em traduções. Apesar de não ter como superar as limitações do QtWebKit, o aplicativo adiciona algumas ferramentas bem interessantes, como AdBlock por padrão, leitor de RSS embutido, janela de downloads no estilo do Firefox e até mesmo a famosa opção do “Do not Track”, que pode ser ativada nas preferências do aplicativo.


Assim como o Rekonq, o Qupzilla tem a opção da utilização do Speed Dial. Mas, na minha opinião, o recurso no Qupzilla é melhor trabalhado tanto em termos de funcionalidade, quanto em termos de design. É possível adicionar/remover sites dos atalhos, adicionar um papel de parede ao fundo, conforme faz o Opera também e muito mais.


Em termos de suporte a tecnologias web, ele faz aquilo que o QtWebKit permite. A nota no html5 test não é tão ruim, 325 com 14 pontos de bônus. Tem suporte a plugins (flash, IcedTea, etc) bem desenvolvido. Inclusive uma das opções quanto ao Flash Plugin é ativar o recurso “Click to Play”, ou seja, é necessário clicar em um aplicativo que utiliza Flash para que ele funcione. Bem útil.


É claro que o Qupzilla não tem uma comunidade ampla como as do Chrome e do Firefox, até por isso ele não vem com extensões habilitadas e, mesmo que elas existam, não são tão numerosas. Senti falta também do visual “econômico” do Firefox e do Chrome, com os menus ocultos em um simples botão. Mas isso é questão de gosto.


Tenho que confessar que fui surpreendido pelo Qupzilla. Testei sem muitas esperanças e acabei, meio sem querer, encontrando uma excelente opção para ambientes gráficos em Qt, como o KDE e o Razor-Qt. Ele cumpre a sua função e não tem muitos bugs aparentes que possam atrapalhar a utilização. O único porém é que apenas a tradução para português de Portugal está presente na versão estável, sendo a tradução pt_br adicionada apenas na futura versão, apesar de já estar pronta. Enfim, recomendo um teste com o navegador.


Página do Projeto: http://www.qupzilla.com/

4 comentários:

  1. Na questão de áudio e vídeo, não tenho do que reclamar dos programas do Kde. Agora tratando-se de navegador e mensageiro instantâneo, acho que o Gnome ganha de lavada. Mas gostei do navegador, é um projeto interessante. A interface ainda é muito carregada, e espero que isso melhore.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Hian. Seja bem vindo ao Blog.

    Concordo contigo, a esperança do KDE na questão de mensageiro instantâneo é o Telepathy-KDE dar certo, porque depender do Kopete é complicado.

    Quanto ao Qupzilla, tenho utilizado há algumas semanas e não me arrependo, é bastante confiável.

    Abraços e até a próxima. :)

    ResponderExcluir
  3. Retornando. O nome "KDE" deixou de ser uma sigla? Vi que o projeto tinha essa pretensão tempos atrás, mas não acompanhei. Estou escrevendo "Kde" desde então. Hahaha

    ResponderExcluir
  4. Olá, Hian. Bem vindo de volta. :)

    Pelo que eu posso ver na página do KDE, eles tem as duas marcas registradas, tanto KDE, quanto K Desktop Enviroment. Mas, pela página deles, continua sendo "KDE", em maiúsculas. Mas seria legal algum membro da comunidade KDE esclarecer isso direitinho pra gente.

    Abraços.

    ResponderExcluir