quarta-feira, 4 de abril de 2012

Conhecendo os aplicativos do Razor-Qt

Há umas semanas eu atualizei o Razor-Qt para a versão mais recente. Como o ambiente gráfico passou a funcionar melhor que na versão anterior, eu resolvi "investir" numa migração do Lxde para o Razor. Nesse post farei uma análise sobre os aplicativos indicados pela equipe do novo DE.



Eu sei que a história é longa, da última vez que vocês ficaram sabendo eu era um feliz usuário do Gnome 3. Mas depois que cheguei ao Arch passei para o Lxde e, recentemente, para o Razor-Qt.


Dito isso, preciso esclarecer que o Razor ainda precisa de um apoio de aplicativos do KDE para funcionar de modo agradável. Você vai precisar instalar dependências do KDE se quiser o estilo Oxygen, os ícones Oxygen, por exemplo. Mas, tirando esses detalhes, eu creio que é bem possível se virar com os aplicativos indicados pela equipe do Razor-Qt e a ideia aqui é fazer uma análise deles, já que as opções são muitas. Todas as opções foram testadas e estão disponíveis ou nos repositórios oficiais do Arch Linux ou no canal da comunidade (AUR). Verifique a disponibilidade deles para sua distro.



Navegador


A minha escolha, por ter uma melhor integração com o ambiente Qt, é o Qupzilla. Nada impede você de utilizar o Firefox ou o Chromium, mas eu achei interessante utilizar uma opção nativa e que, sem dúvida, funciona bem. Semana passada fiz uma análise do navegador que você pode conferir aqui.


Página do Qupzilla: http://www.qupzilla.com/


Como instalar: yaourt -S qupzilla



Media Player


Eu sou da época em que o smplayer era o rei do pedaço (faz tempo...). Mas hoje eu tenho que admitir que o Umplayer é uma opção mais moderna e interessante. Recomendo.


Página do Umplayer: http://www.umplayer.com/


Como instalar: yaourt -S umplayer



Player de Música


Enquanto eu sou fã do Bangarang e acho o Clementine teve um futuro muito além do que eu imaginava quando fiquei sabendo do projeto, dois player me chamaram bastante a atenção: Musique e YaRock.


Enquanto o YaRock é uma opção mais recentes, o Musique é um pouco mais estabelecido e, por isso, é minha escolha. A opção por navegar pela sua coleção através das capas dos CDs é bem legal.


Página do Musique: http://flavio.tordini.org/musique


Página do YaRock: http://qt-apps.org/content/show.php?content=129372


Como instalar: yaourt -S musique / yaourt -S yarock



Visualizador de imagens e editor de textos


Mesmo que você não seja um blogueiro ou precise escrever textos, ter um editor de textos básico é sempre bem vindo. A opção de minha escolha é o Juffed, que além de editar textos básicos, ainda tem a opção de reconhecer linguagens Bash, Python, PHP e muitas outras.


Para visualizar imagem, eu considero o Photo um achado. Diferente dos aplicativos tradicionais que trabalham com dentro de uma janela, o Photo trás ao seu desktop uma experiência mais próxima da visualização de fotos na web. Muito interessante e, o melhor, funciona bem. :)


Página do Photo: http://qt-apps.org/content/show.php/Photo?content=147453


Página do Juffed: http://sourceforge.net/projects/juffed/


Como instalar: yaourt -S photo / yaourt -S juffed



Gerenciador de Arquivos


Talvez essa seja a parte mais "deficiente" entre as opções propostas pela equipe do Razor. Nunca pensei que fosse tão díficil achar vida inteligente fora do Dolphin.


Entre todas as propostas, o QtFm foi a que me pareceu mais madura. Apesar da visualização em ícones estar longe da perfeição, o aplicativo em si funciona bem.


Página do QtFm: http://www.qtfm.org/


Como instalar: yaourt -S qtfm



Terminal


Uma grata surpresa foi a descoberta do qTerminal. Além do básico que qualquer aplicativo do gênero faz, o qTerminal vem com a opção de ser aberto em janela normal ou no estilo do Yakuake e do Guake, por exemplo. Como eu estou bastante acostumado aos dois últimos aplicativos citados, o qTerminal caiu como uma luva.


Página do qTerminal: https://gitorious.org/qterminal


Como instalar: yaourt -S qterminal-git



Outros aplicativos


É claro que a lista de recomendações do time do Razor-Qt é longa e eu não tive tempo de testar todas. Mas existem algumas que não se encaixam nas opções anteriores e que merecem citação.


Para configurar o layout do teclado, o qxkb faz o trabalho com perfeição; para tirar screenshots o screengrab cumpre bem o seu papel; se você utiliza um notebook ou netbook e gosta de um ícone para mostrar o nível da bateria, o QBat é indispensável.


Página do qxkb: http://code.google.com/p/qxkb/


Página do screengrab: http://code.google.com/p/screengrab-qt/


Página do QBat: http://qbat.sourceforge.net/


Como instalar: yaourt -S qxkb / yaourt -S screengrab / yaourt -S qbat


Apesar de estar apenas iniciando e precisar, sem dúvidas, de algumas partes do KDE para que a experiência seja completa, o Razor-Qt já é muito bom. Os aplicativos indicados pela equipe não são top de linha em sua maioria, mas eles estão tendo a preocupação de trabalhar e procurar alternativas em Qt, sem recorrer ao KDE. Mas como o KDE até pouco tempo era a única opção nesse framework, a maioria dos aplicativos foram escritos para ele. É aguardar para ver se a situação muda.

4 comentários:

  1. Plinio da silva05 abril, 2012 12:00

    Muito promissor, já estou pensando em trocar meu LXDE :)

    ResponderExcluir
  2. Olá, Plínio, seja bem vindo ao nosso blog.

    Bom, eu também utilizava o Lxde e mudei recentemente para o Razor e recomendo. Não me arrependo de ter trocado. :)

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Que bacana saber que existe mais uma nova interface e o melhor de tudo é que ela é leve.
    O problema é que tem muita distro, muita interface mas pouco programa cara.
    Pra quem trabalha com pintura digital, só tem como opção no Linux o Gimp pois o Krita tá morto praticamente.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Kurosaki. Bem vindo ao Espaço Liberdade.

    Eu concordo com você que faltam aplicativos e creio que esse seja exatamente um dos problemas do Razor-Qt. Mas creio que o Razor-Qt é um projeto importante, pois não tínhamos outra alternativa de ambiente gráfico em Qt a não ser o KDE.

    Abraços e obrigado pela visita. :)

    ResponderExcluir