quarta-feira, 9 de maio de 2012

Wuala: Serviço de Cloud com alta segurança

Na última semana o mundo digital ficou em polvoroza com o lançamento do Google Drive. Apesar de serviços semelhantes como Dropbox e o Ubuntu One estarem no mercado a mais tempo o Drive leva o nome da gigante das buscas que parece ter um toque de Midas. Mas você já ouviu falar do Wuala?



Todos sabem que eu gosto muito de serviços alternativos, principalmente daqueles que tenham foco na privacidade do usuário. Sou fã incondicional do DuckDuckGo e tenho conta de email no Lavabit. Tenho uma conta antiga no Dropbox, mas nunca cheguei a utilizar o mesmo de verdade. O GDrive? Bem, não tive o interesse de visitar nem a página inicial.


Fiquei sabendo do serviço do Wuala através de um post do pessoal do Blog DesdeLinux. No meio de tantos serviços que existem hoje, um diferencial dele que me chamou bastante atenção foi a promessa de privacidade. Basicamente, depois que você envia seu arquivo para o serviço, ele é criptografado e dividido em várias partes que vão para servidores diferentes (você pode ler a explicação completa aqui). Isso significa que nenhum funcionário com má intenção irá fuxicar seus arquivos com facilidade. Bem interessante, na minha opinião.


Outra forma do Wuala de aumentar a segurança dos seus usuários é não fornecendo uma versão web. Isso mesmo, você só pode acessar os serviços através dos aplicativos para Linux, Windows, Mac, iPad, iPhone e Android. A explicação nesse caso é que, para exibir os arquivos numa versão web, os arquivos precisariam ser desfragmentados dentro do servidor e eles não querem isso. A coisa fica mais interessante, não é?


Ter um aplicativo nativo também é uma necessidade (prioridade, nesse caso), e o Wuala cumpre bem o seu papel. Testei os aplicativos para Linux (testei no meu Arch) e para Android. Ambos funcionaram totalmente dentro do esperado, sem bugs aparentes. Nos aplicativos, você pode definir quais pastas terão conteúdo “compartilhável” e quais serão privadas.


O Wuala oferece 5GB de armazenamento gratuíto e você pode pagar para aumentar esse número, ou convidar amigos para o serviço e ganhar mais espaço com isso. Troquei o resto de arquivos importantes que tinha no Dropbox para o Wuala e estou bem satisfeito até o momento. Recomendo ao menos um teste.


Conheça: http://wuala.com/pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário