quinta-feira, 6 de março de 2014

Designers apresentam mais novidades para o KDE 5

Enquanto muita gente se divertia no Carnaval, os designers e desenvolvedores do KDE anunciaram mais algumas novidades visuais para o KDE 5. falou sobre o novo tema padrão do plasma e sobre o tema de ícones, enquanto Martin Gräßlin falou sobre novidades na bandeja do sistema.


Semana passada nós falamos sobre o esboço do novo tema de ícones do KDE 5 e Reuterberg no último relatório revelou mais alguns detalhes do trabalho. Os criadores do Oxygen, atual tema de ícones padrão, se juntaram ao grupo de trabalho e já estão ajudando a desenhar o novo tema.


Novo tema do Plasma Next


A novidade fica por conta da primeira captura de tela, ainda que parcial, do novo tema para o Plasma Next que está sendo desenvolvido para substituir o Air, atual padrão. A imagem não revela maiores detalhes, mas parece que o gerenciador de tarefas está ficando bem bonito.


Enquanto isso Gräßlin postou a respeito da nova bandeja do sistema. Os desenvolvedores estão descontinuando o protocola xembeded, que não é suportado no Wayland, e adotando por completo o padrão Status Notifier, criado pelo time do KDE mais que pode ser visto atualmente na bandeja do sistema o Unity, no Ubuntu.


A esquerda padrão exembeded e a direita o novo padrão


Basicamente com o novo padrão o controle do ícone da bandeja será do ambiente gráfico e não mais do aplicativo como ocorria no protocolo antigo. O lado ruim disso é que os programas que não utilizarem o Status Notifier não terão seus ícones exibidos na bandeja do sistema do KDE, mas isso não será problema para os softwares GTK+ que já tem suporte por conta do Unity e os aplicativos Qt assim que forem portados para o Qt 5 já utilizarão por padrão a novidade.


Eu considero que de toda a parte visual apresentada até agora o que mais necessita de trabalho é o tema de ícones da bandeja do sistema que ainda estão bastante estranhos. Mesmo assim eu estou ansioso para que chegue Junho, para que tenhamos a versão estável do KDE 5.


Fonte: Martin’s Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário