sexta-feira, 7 de março de 2014

Novidades sobre o Fedora 21 e o Fedora.Next

Finalmente alguma notícia sobre o Fedora.Next, mas não creio que elas sejam boas. Muitas coisas já ficaram decididas, entre elas o ambiente gráfico padrão, os aplicativos base da distro e a data do Fedora 21.
Segundo as especulações do pessoal do World Of Gnome, o Fedora 21 só deve sair em Outubro, junto com o Gnome 3.14 e o suporte do ambiente gráfico ao Wayland. Caso isso se confirme, nós teremos pela primeira vez o intervalo de 1 ano entre dois lançamentos da distro.
Agora vamos as notícias não tão boas. Parece que o projeto quer de qualquer forma morrer abraçado ao Gnome, mesmo que para isso precise se APEQUENAR. Já está certo que as Spins não continuarão a fazer parte do projeto e que oficialmente só teremos a versão com Gnome. Ainda existe certo receio sobre o que fazer com a popular Spin KDE, mas é quase certo que ela também deixe de existir.
As decisões parecem tão estranhas que a lista de pacotes core da distro incluem, vejam vocês, o Gnome como desktop. Nada contra esse ambiente gráfico, mas eu considero um erro infantil do Fedora Project apenas suportar a ele, principalmente quando a fase de ambos os projetos anda tão ruim.
A minha pergunta agora passa a ser: o Fedora vai sobreviver ao Fedora.Next?

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Até aqui, com todos os defeitos e qualidades (mais qualidades que defeitos) o Fedora tem sido a minha favorita há mais de 7 nos. Sempre gostei do KDE e agora estou na expectativa de não mais poder usá-lo nas próximas versões da distro. Acho errado esse direcionamento. Como todo respeito à comunidade; Fedora com Gnome não vou usar. Prefiro mudar de distro.

    ResponderExcluir
  3. Parece que isto não se concretizou e o Fedora 21 está perfeito. Se bem que uso o ambiente Gnome desde sempre. Não consigo acostumar com KDE nem outros.

    Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir