quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Rekonq 0.3: Navegador totalmente reformulado







O Rekonq é conhecido no mundo Linux como sendo um dos mais novos navegadores leves. Feito em Qt4, ele tem a vantagem de ter a leveza e a beleza da nova linguagem. Até a versão 0.2, o navegador não apresentava nenhuma grande novidade. Sua interface era a mesma de praticamente 99% dos navegadores existentes, suas funções não eram lá grande coisa, enfim, nada além da leveza atraía no Rekonq. Mas isso mudou na versão 0.3.












Claramente influenciado pela interface do Google Chrome, a nova versão do browser trás um menu mais enxuto e centrado em um botão ao lado da barra de endereços. A barra de favoritos também se tornou opcional, sendo substituída por um botão, ao lado do botão do menu. Essa nova visão ajuda a "enxugar" a interface, e o foco principal acaba por se tornar a página em que está se navegando.













A barra de endereços é outra novidade. Além da função clássica, a barra também serve como barra de buscas, ligando diretamente o usuário a página do Google. Pra quem usa o Firefox, mudar entre a barra de endereço e a barra de buscas a todo momento é uma tarefa bem chata. Quando se digita algo para busca na barra de endereços do Firefox, antes de enviar o termo para o Google, ele tenta "chutar" a página que você está tentando achar, e em 90% dos casos erra. O novo padrão facilita a vida do usuário.









A maior novidade aparece quando você clica no botão "Nova Aba" - aquele botão branquinho ao lado da aba já aberta. Em uma versão um pouco estranha do Speed Dial, originalmente do Opera e agora copiado tanto pelo Chrome quanto por uma extensão do Firefox, a nova função ainda precisa ser melhorada, apesar de funcionar relativamente bem. Nessa mesma tela você pode acessar seu histórico de navegação, as páginas fechadas recentemente e os seus favoritos. Tudo muito bem organizado e com um visual muito limpo.

Dica:

Para adicionar uma página no "Speed Dial" do Rekonq é preciso um pouco de técnica e paciência. Antes de indicar uma nova página para cada uma das "telinhas", você precisa esperar que a página padrão de cada uma seja carregada por completo. Depois disso, é só você ir navegando por cada página que você deseja adicionar ao Speed Dial. Navegue pela página, espere ela carregar completamente e depois vá na "telinha" desejada, clique com o botão direito e vá em "Definir a página a Antever". Repita o processo para cada "telinha".

Instalação:

O Rekonq 0.3 é uma versão nova do navegador e até a data desse post ainda não tinha chegado aos repositórios do Karmic Koala. Para instalá-lo, adicione esses repositórios. Abra o terminal e digite o seguinte:

sudo echo "deb http://ppa.launchpad.net/f4l3/ppa/ubuntu karmic main" >> /etc/apt/sources.list

O comando acima vai adicionar o repositório ao seu sources.list (arquivo onde ficam todos os repositórios. Depois disso, basta atualizar o apt-get e instalar o Rekonq:

sudo apt-get update; sudo apt-get install rekonq

Pronto o navegador deve aparecer no menu.

Conclusão:

O desenvolvedor do Rekonq adicionou grandes novas ideias ao browser. A semelhança com o Google Chrome, que acabou por se tornar moda na internet atualmente, ajuda a alavancar o desejo de utilizar o navegador. Um programa que antes era superado pelo Arora, agora acaba sendo uma alternativa a ele e não competindo diretamente. O novo Rekonq 0.3 vale um teste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário